Sobre a Câmara

por Interlegis — última modificação 25/01/2021 12h29

Em 31 de janeiro de 1963, nesta Cidade de Quilombo, Estado de Santa Catarina, em conformidade com a Lei Orgânica dos Municípios, às 15h, no edifício da Prefeitura Municipal, e sob a presidência do Sr. Juiz Eleitoral da 35º Zona eleitoral de Xaxim/SC, foram empossados os Vereadores da 1º Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Quilombo, composta por 7 (sete) vereadores eleitos em 15/11/1962 e diplomados: Primo Alberto Bodanese, Francisco Rossetto, Hélio Antônio Farezin, Attilio Riedi, Jorge Gonçalves da Silva, Eduvino Weirich e Alcides Ângelo Tecchio. Na ocasião, o Sr. Juiz Eleitoral designou ao Sr. Hélio A. Farezin para secretariar os trabalhos da sessão de posse dos primeiros vereadores.

Daquela época até agora, os Srs. Vereadores vieram se sucedendo.

A partir de 1988, a Câmara Municipal de Vereadores teve a incumbência de elaborar sua Lei Orgânica Municipal e seu Regimento Interno, além de várias outras Leis Complementares e Ordinárias, assumindo, cada vez mais o seu compromisso com o Município e acima de tudo com a democracia.

A Câmara  Quilombo conta, atualmente, com 9 vereadores, que foram escolhidos pela população quilombense nas eleições municipais de 2020. Eles representam cinco siglas partidárias. Atualmente a presidência etá a cargo da  Vereadora Kauana Vailon  (Progressista).